Processo de auscultação <br>em Loures
A Câmara de Loures está a levar a cabo sessões públicas de apresentação e discussão de propostas de revisão do Plano Director Municipal, cobrindo todas as antigas freguesias do concelho, assim como sessões específicas dirigidas aos agentes económicos do concelho e às AUGIS. Com estas iniciativas, a administração presidida por Bernardino Soares promove um amplo processo de auscultação e participação das populações e instituições do concelho, compromisso da gestão CDU.
As sessões descentralizadas, que contam com a participação de Tiago Matias, vereador do urbanismo, e de outros eleitos e técnicos da autarquia, já ocorreram em Frielas, Loures, Santo António dos Cavaleiros, Portela, Moscavide, São Antão do Tojal, São Julião do Tojal, Camarate, Apelação e Unhos, contando, nestes locais, com a participação de cerca de mil munícipes, que, com grande interesse e empenho, têm colocado problemas, levantado questões e proposto soluções. Realizaram também sessões com agentes económicos e comissões de administração conjunta e moradores das AUGIS. Até 11 de Abril, as sessões passarão por todas as freguesias do concelho.
A CDU sempre defendeu a necessidade de promover uma verdadeira discussão sobre este instrumento fundamental para o planeamento e gestão do território do concelho e criticou a opção do anterior executivo do PS, que pretendeu impor uma mera simulação de discussão, burocrática e em pleno período de campanha eleitoral.